Gestão da qualidade nos serviços de saúde, um convite a reflexão...

Não é raro ouvirmos falar sobre a "Gestão da qualidade nos serviços de saúde", tampouco de observarmos unidades que ostentam este setor ou serviço.

De ante mão, cabem aqui duas explicações:

1) Gestão: Significa administração; ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios públicos ou particulares. Gerência; função ou exercício da pessoa responsável pela administração.

2) Qualidade: Característica particular de um objeto ou de um indivíduo (bom ou mau); Atributo que designa uma característica boa de algo ou de alguém; virtude ou dom.

Quando se aplicam estes adjetivos á assistência de saúde, podemos ainda somar aqui uma série de outros itens que podem e devem ser levados em consideração.

Temos observado em visitas de acreditação e preparo das unidades para tais, que é comum em diversas instituições a presença deste departamento, no entanto em muitos casos notamos que este existe apenas para cumprimento de formalidades, o que fogem em demasia da ideia do proposto.

Em tempos modernos, onde a informação esta posta, seja através de pesquisa física ou até mesmo pelo simples acesso a rede mundial de dados, devemos entender que o paciente e a família saem do papel de meros receptores de cuidado e passam a atuar como clientes que exigem que a prestação de serviços seja feita da forma adequada, segura, higiênica, correta e em tempo hábil.

A instituição de saúde que deseja se manter e crescer no mercado, certamente deverá ter olhos diferenciados para este tópico. É importante que a alta gestão se envolva e participe dos processos relacionados a gestão da qualidade. Estamos em um momento em que o gestor deve sair do ápice se se envolver com a base na busca, proposição e tratativa dos processos relacionados a gestão da qualidade.

É preciso buscar conhecimento sólido no que rege esta matéria. É preciso que os gestores abandonem o modelo hegemônico de administração que leva em consideração a supremacia imposta pelo cargo e que se una ao time na busca pela efetiva gestão da qualidade.

Para que isto posa ocorrer, alguns passos são necessários:

a) Entender que a gestão da qualidade deve ser um dos pilares da governança;

b) Buscar conhecimento sobre a temática e capacitar os envolvidos no gerenciamento da qualidade;

c) Realizar diagnóstico institucional para entender o momento e status da instituição;

d) Realizar brainstorming com o time de gestão da qualidade, e com base na missão, visão e valores institucionais entender as mudanças que são necessárias, classificar por prioridades;

e) Realizar o mapeamento dos processos, levando em consideração as prioridades, para então realizar a proposição de ações de mudança;

f) Documentar todos os processos através de formulário padronizado e guiado por lista mestra;

g) Treinar a equipe operacional sobre o novo processo proposto, realizar esta ação antes de sua aplicação, o treinamento também deve ser registrado;

h) Criar metodologia de acompanhamento para checar se a mudança proposta foi efetiva, ou se exista a necessidade reajuste;

i) Dividir com a equipe os resultados, sejam eles bons ou ruins, é importante envolver os participantes.

Este é apenas um pequeno resumo sobre os inúmeros processo que regem a gestão da qualidade, e nosso objetivo aqui, não é orientar ou formar gestores da qualidade, mas sim sinalizar que esta ação além de extremamente necessária, é totalmente possível e barata. Podemos ainda ir bem mais longe em afirmar que a gestão da qualidade, diminui os custos operacionais nas unidades de saúde, além de propiciar maior segurança, resolubilidade e satisfação.

Um forte abraço a todos.

Willian Carvalho

contato: diretoria@cepesaude.com


9 visualizações0 comentário

CONTATO

Sede Administrativa

Avenida Paulista nº 1439  CJ 12 

 

1º Andar São Paulo - SP

CEP: 01311 - 926

contato@cepesaude.com

CNPJ: 26.242.428/0001-34

(11) 3164 - 2104 Emergência  - SP

(31) 2942 - 0391 Emergência  - MG

(11) 3164 - 2104 WhatsApp

  • Facebook Cepe Saúde
  • Twitter Cepe Saúde
  • Instagram Cepe Saúde
  • Blogger Cepe Saúde
  • Linkedin Cepe Saúde
  • You Tube Cepe Saúde